Qual a função do Advogado Previdenciário?

O advogado previdenciário tem a função de orientar, acompanhar, fiscalizar e representar o segurado perante o INSS e a justiça.
INSS
Perante o INSS, não é obrigatório que o segurado seja assistido por advogado, mas esse profissional é essencial para orienta-lo sobre qual benefício requerer, qual a documentação necessária, dicas sobre como se portar perante a perícia médica, expectativa de salário da aposentadoria, tempo de contribuição faltante, etc.
É nesta etapa, ou mesmo antes dela, que se recomenda o planejamento previdenciário, que é o estudo do caso individual do trabalhador pelos profissionais do direito previdenciário para que seja feita uma melhor orientação em busca do benefício.
Neste estudo levam-se em consideração fatores diversos, como idade, sexo, tempo de contribuição, profissão, média salarial, etc., e tudo isso é relacionado com as regras atuais do direito previdenciário.
É feita uma análise completa, apresentada individualmente para cada segurado de acordo com suas pretensões.
JUSTIÇA
Se o benefício do segurado for negado pelo INSS, faz-se necessário o acionamento da justiça.
Nessa etapa, o juiz analisará todos os documentos, exigirá realização de nova perícia, interrogará o segurado e suas testemunhas, etc., e, no fim, dará a sentença, decidindo pela concessão ou não do beneficio.
Devido à complexidade da causa, o advogado é o profissional apto para orientar e representar o segurado perante o juiz, orientando seu cliente sobre como agir em cada situação e estudando as melhores teses jurídicas que resultarão no ganho da causa.
Portando, seja em questão de planejamento previdenciário, perante o INSS ou perante a justiça, é de suma importância à assistência de um advogado, pois ele será capaz de entender o desejo do cliente e aumentar consideravelmente as chances do sucesso!